Sessão solene da CMM homenageia farmacêuticos

Mais de 150 farmacêuticos foram homenageados, nesta sexta-feira, 22/11, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante sessão solene, em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro. A propositura é de autoria do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) e foi realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Foram agraciados com a honraria, dentre eles, o vereador Marcelo Serafim; o diretor presidente do Conselho Regional de Farmácia Amazonas, Jardel Inácio; Januário dos Santos, professor do curso de Farmácia; o Tenente Coronel Farmacêutico da Polícia Militar, Aluísio de Albuquerque, dentre outros.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Jardel Inácio, a solenidade é um reconhecimento da importância da categoria para a sociedade. "Para nós como profissionais é muito importante, principalmente para que se saiba que precisamos estar inseridos nas equipes de saúde e ao lado da população, orientando nos cuidados quanto ao uso de medicamentos, na elaboração de laudos laboratoriais, na estética, nas equipes de vacinação, ou seja, numa série de atividades. Também tivemos uma vitória importante, conquistada por meio da luta dos vereadores Gilvandro Mota e Marcelo Serafim, que foi a aprovação do projeto de Lei que aumentou o número de vagas para farmacêuticos no concurso público da Prefeitura e a criação de novas vagas e novos cargos, a exemplo dos farmacêuticos citologistas. Só temos a comemorar”, disse Jardel.

Durante o discurso, o presidente também lembrou do aumentou o número de vagas para farmacêuticos em um próximo concurso público, como uma conquista da categoria neste ano. "O CRF-AM, por meio de sua diretoria e conselheiros, vem desenvolvendo um trabalho importante na defesa de nossa profissão", destacou.

O evento também contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Farmácia Amazonas (CRF/AM); Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas (Sinfar/Am); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria de Estado de Saúde (Susam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e outros.

Homenagem

O vereador Coronel Gilvandro, autor da homenagem, parabenizou os profissionais farmacêuticos pelo brilhantismo da profissão e disse que essa homenagem tem a finalidade de chamar a atenção da categoria para o protagonismo nesse momento pelo que passa o país.

“Essa homenagem é muito importante para mostrar a grande importância do profissional. É através dessa valorização que construiremos um país mais unido, menos intolerante e com o propósito de uma sociedade melhor, mais justa, mais fraterna e mais organizada. São esses profissionais tão importante na resolução de doenças que acometem o mundo, eles que se dedicam para sanar tantos problemas, hoje recebem uma justa honraria pelos relevantes serviços prestados a nossa sociedade”, destacou o parlamentar.

O vereador Marcelo Serafim (PSB) lembrou sua trajetória na área da Farmácia e destacou o seu apoio na luta pela valorização dos profissionais farmacêuticos. “Hoje temos muitas universidades formando novos profissionais farmacêuticos e eles precisam da nossa ajuda e do nosso apoio, para mostrar a aqueles que estão dentro do serviço público o quanto é importante a nossa categoria e o quanto que é fundamental que novos concursos e novas vagas sejam abertos para que novos colegas possam entrar. Aqueles que estão no serviço público são felizardos, já que aqueles que estão nas drogarias muitas vezes tem de trabalhar sábados, domingos e feriados, por plantões que não passam dos cem reais por 12h horas de trabalho. Isso é injusto e totalmente absurdo”, disse o vereador.