3. 22/01/2021

CRF-AM pede testagem frequente para trabalhadores de farmácias, drogarias e laboratórios

Na última quarta-feira, 20/1, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) encaminhou ofício ao defensor público Arlindo Gonçalves para tratar sobre a testagem frequente em trabalhadores de farmácias/drogarias e laboratórios ofertadas por proprietários.

O Conselho solicita no documento que seja ingressado pedido que obrigue os proprietários de farmácias/drogarias e laboratórios privados a realizarem frequentemente a testagem de suas equipes de trabalho, a fim de resguardar sua saúde, devido constante exposição ao COVID-19.

Além disso, o CRF-AM requer que o Poder Público Trabalhista obrigue os proprietários a pagar adicional de insalubridade a esses trabalhadores que também são linha de frente, devido à exposição constante desses nos atendimento de pacientes com COVID-19, realizando testes rápidos e exames laboratoriais.

Para sustentar o pedido, o CRF-AM destaca o cenário de calamidade pública e o profissional farmacêutico ocupa função primordial dentro das farmácias/drogarias e laboratórios, pois, é responsável por orientar tecnicamente toda a equipe, sendo direito seu, usufruir de plenas condições de trabalho.