CRF-AM encerra 2019 com balanço positivo

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Jardel Inácio, considera que a autarquia encerra 2019 com balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo deste ano e que permitem traçar um panorama otimista para 2020.

Segundo o presidente, as conquistas alcançadas, devem-se a toda equipe do CRF-AM que se dedicou ao máximo para atingir as metas estabelecidas. “Os funcionários do Conselho são parte importante. Vencemos, juntos, os desafios de um período intenso para a classe farmacêutica e esse trabalho continuará neste novo ciclo. Seguiremos avançando em nossas ações, fiscalizações e atuação contundente”, ressalta.

Uma das conquistas importantes deste ano foi a fiscalização em 100% dos municípios do Amazonas - feito inédito na história do Estado -, conforme traçado no Plano de Fiscalização de 2019. Durante as visitas, a equipe de fiscais se reuniu com secretarias municipais de saúde, vigilância sanitária e com farmacêuticos desses locais, para um verdadeiro raio-x.

Neste ano, o CRF-AM obteve, junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), o recurso financeiro de R$ 240 mil, divididos em doze parcelas, para o investimento na fiscalização de estabelecimentos farmacêuticos no interior do Estado.

Ainda no campo da fiscalização, a parceria com a Visa Manaus alcançou a redução 40% na quantidade de drogarias clandestinas. O trabalho é fruto de acordo firmado com a 51ª. Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor para coibir o funcionamento de drogarias clandestinas que cometem crime contra a saúde pública em Manaus e de distribuidoras que fornecem medicamentos de forma irregular.

Outra conquista histórica deste ano, foi a criação de novos cargos na área da Saúde em Manaus, pela Lei sancionada pela Prefeitura de Manaus, após intensa articulação da diretoria do CRF-AM e dos vereadores Gilvandro Mota e Marcelo Serafim. Neste processo, o secretário de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi foram sensibilizados pelos argumentos em prol dos farmacêuticos.

“Isso mostra a importância deste trabalho para que o concurso seja realizado da melhor maneira e mais justa. Desde o princípio  o CRF-AM acompanhou os passos desta movimentação e celebra mais este importante passo para a abertura de oportunidades de trabalho para os profissionais”, afirma o presidente do CRF-AM, Jardel Inácio.

Ouvidoria

Neste ano, foi instaurada, ainda, a Ouvidoria do CRF-AM dentro do site do CRF-AM. O instrumento atende o compromisso com a modernização do atendimento aos profissionais farmacêuticos.

Qualificação profissional

Ao longo do ano, o CRF-AM promoveu atividades de qualificação para os farmacêuticos da capital e do interior, como o Qualifica Mais que percorreu os municípios de Tefé, Parintins, Itacoatiara

Em junho, foi feito o 1º Workshop de Empreendedorismo Farmacêutico, com o objetivo de qualificar a categoria, desenvolvendo habilidades e competências para o empreendedorismo farmacêutico

Congressos

Foi realizado o 2º Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Amazonas, com palestrantes nacionais, eventos paralelos e muita troca de conhecimento durante três dias de evento. No total, foram mais de 25 atividades, entre palestras, conferências, mesas redondas e o primeiro módulo do Curso de Capacitação em Citopatologia do Colo do Útero, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia.

Em agosto, foi a vez do I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Amazonas (1º Congrepics do Amazonas), que debateu a implantação de uma política estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de multiplicar conhecimentos em benefício da promoção de saúde, por meio de terapias holísticas.

“Em 2020, continuaremos desenvolvendo atividades que são de fundamental importância para a classe farmacêutica, para a valorização desses profissionais do Estado, pensando também na sociedade, que recebe seus serviços”, conclui o presidente.