CRF-AM e Visa Manaus fazem fiscalização conjunta para orientar sobre testes rápidos

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) iniciaram, neste sábado, fiscalizações conjuntas para o acompanhamento dos estabelecimentos farmacêuticos que vão ofertar o serviço de testes rápidos para a Covid-19.

As fiscais Ana Rafaella e Glauciane Silveira, do CRF-AM, e Cláudia Moreno e Kelly, da Visa Manaus, estiverem nas drogarias da rede Bemol Farma, onde fizeram orientações sobre as normas técnicas estipuladas na RDC 377/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas notas técnicas 96 e 97, também da Anvisa, e também na Nota Técnica 23/2020 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Tais publicações detalham todas as exigências para que um estabelecimento farmacêutico possa oferecer os testes rápidos para a Covid-19.

Na ocasião, também foi distribuído aos profissionais farmacêuticos o m Manual para Testes Rápidos de Covid-19 em drogarias, organizado pelo Comitê de Crise do CRF-AM e publicado nesta sexta-feira (15). O Manual sintetiza as principais orientações técnicas para a aplicação dos testes, baseado nas normas sanitárias e nas informações solicitadas para notificação do sistema E-Sus VE. 

O Manual está disponível para download gratuito e pode ser acessado CLICANDO AQUI.