CRF-AM aprova acompanhamento nutricional pós Covid-19 a profissionais diagnosticados

O Plenário do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) aprovou, por unanimidade, a proposta da diretoria do Regional para a realização de um programa de acompanhamento nutricional destinado a profissionais do Amazonas diagnosticados com Covid-19.

A proposta foi aprovada na noite desta quinta-feira (25), durante a realização da plenária ordinária do mês de junho. Inicialmente, o programa será destinado aos profissionais farmacêuticos e técnicos que notificaram o CRF-AM a respeito de seu diagnóstico positivo para Covid-19. No total, 101 profissionais encontram-se nesta situação. Em um segundo momento, o mesmo programa será destinado aos demais profissionais.

O trabalho será comandado pela nutricionista Rosiane Lima,    assessora técnica do CRF-AM. 

Informes

Na reunião plenária, a Diretoria informou que a Defensoria Pública do Estado ingressou com ação contra a Susam e a Semsa a respeito do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual. Nessa ação, a DPE teve apoio direto dos Conselhos de Classe, em especial o CRF-AM, e os Conselhos Regionais de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. A ação resultou em acordo firmado entre as partes, tendo os conselhos profissionais atuando como Amicus Curiae, um espécie de assistentes de juízo,para garantir melhores resultados aos profissionais. 

Também foi informado que o Comitê de Crise do CRF-AM criou um grupo para interação e apoio aos profissionais farmacêuticos e técnicos do interior do Amazonas, tendo em vista o aumento de casos de Covid-19 nos municípios. 

O CRF-AM também informou que os trabalhos das comissões assessoras seguirão sendo realizados mediante reuniões em plataformas online.