CRF-AM é destaque em Encontro Nacional de Fiscalização, em Brasília

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizou , nos dias 7 e 8 de novembro, em Brasília o seu XV Encontro Nacional de Fiscalização (Enaf). O tema escolhido para o evento, que é regimental e ocorre a cada dois anos, foi Novos Rumos para a Fiscalização do Exercício Profissional.

Durante o discurso de abertura do encontro, o presidente do CFF, Walter Jorge João, destacou a grande pertinência do tema, diante da necessidade de proteção às conquistas obtidas com a aprovação da Lei nº 13.021/14. “Precisamos promover as mudanças necessárias e construir pontes com os gestores, principalmente os públicos, para assegurar o cumprimento irrestrito da lei, que é uma vitória para a sociedade e para a profissão farmacêutica, na medida que reitera a obrigatoriedade da assistência farmacêutica integral e presencial em farmácias de qualquer natureza, ou seja, obriga a presença do farmacêutico em todo o período de funcionamento desses estabelecimentos”, comentou.

Dentro do encontro, o Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) foi um dos três regionais escolhidos para apresentar seus dados exitosos para os outros participantes do evento. A vice-presidente do CRF-AM, Luana Kelly Lima Santana, apresentou o resultado de ações de fiscalização. Ela mostrou o quantitativo de estabelecimentos farmacêuticos no estado e destacou que a maior parte dos autos de infração são motivados por ausência do farmacêutico responsável.

Entre as ações, o CRF vem provocando o Ministério Público Estadual (MPE) e atendendo a demandas do MPE para realizar inspeções em estabelecimentos no interior do estado. Além disso, a autarquia tem realizado reuniões com secretarias municipais de saúde, vigilância sanitária e com farmacêuticos, mas lá também estão praticando educação dos profissionais inspecionados. “A fiscalização realiza sua inspeção de rotina e finalizada, marca reuniões para dar orientações aos profissionais”.