Aprovado projeto de lei que institui Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos

O vereador Coronel Gilvandro Mota anunciou a aprovação do projeto de Lei 059/2019 de sua autoria, que institui a Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos, sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A primeira semana de maio foi escolhida para a realização de campanhas, ações e meios de chamar a atenção da população para esse problema, já que no dia 5 de Maio comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data de reflexão quanto ao uso indiscriminado de remédios e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 22/11, durante sessão solene para homenagear os farmacêuticos do Amazonas, em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado no dia 25 de setembro. O evento foi realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE). 

Projeto tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para que evite o uso indevido de medicamentos, combatendo as intoxicações e processos alérgicos e principalmente o agravamento de algumas patologias. No Brasil, anualmente são registrados cerca de 20 mil óbitos por intoxicação no Brasil e Manaus está em segundo lugar no ranking nacional do uso irracional de medicamentos.

O uso irracional de medicamentos é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública e, portanto, não pode ficar sem um tratamento adequado. “A automedicação causa muitos problemas e pode causar processos alérgicos, dependência e levar o indivíduo à morte”, disse o parlamentar.