Presidente do CRF-AM visita Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA)

A presidente do CRF-AM, Dra. Ednilza Guedes realizou na manhã dessa terça-feira, dia 22, uma visita institucional à Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA)  para tratar de assuntos de interesse da categoria, bem como conhecer e oferecer  total apoio ao novo Diretor da CEMA no que se refere à sua nova gestão e aos novos  procedimentos de otimização da Assistência Farmacêutica no Estado, que envolve também todos os Municípios do Amazonas. 

Na ocasião, a presidente do CRF-AM foi muito bem recebida pelo Diretor da Cema, Dr. Erike Barbosa, farmacêutico, que comentou sobre as novas medidas que já estão sendo aplicadas e alguns projetos que passarão a ser executados, inclusive referente à melhoria dos canais de comunicação do órgão, ao atendimento na Central de Medicamentos e, conseqüentemente, a otimização do trabalhos dos profissionais farmacêuticos tanto na CEMA quanto nas Unidades de Saúde da capital e dos municípios, que fazem parte da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas/SUSAM. 

Durante a visita, o atual e recentemente nomeado diretor da CEMA explicou que a política de re-estruturação e organização da Assistência Farmacêutica que está sendo implantada tem com o objetivo principal beneficiar primeiramente à população do Estado, por meio  da otimização e melhoria dos processos de logística na distribuição de insumos farmacêuticos (medicamentos e produtos para a saúde) para todas as unidades de saúde da capital e principalmente dos municípios. O diretor também adiantou que a atual empresa responsável pelo trabalho de distribuição dos insumos farmacêuticos na Central de Medicamentos, já está sendo orientada a trabalhar com a logística reversa dos mesmos e que, brevemente, a informação estará sendo divulgada oficialmente.

Segundo Dr. Erike Barbosa, um dos primeiros passos a serem adotados foi o de revisão da padronização de todas as unidades de saúde da capital, visando novas inclusões e exclusões de insumos com objetivo unicamente farmacoeconomicos para a SES/AM. O trabalho realizado em conjunto com a Comissão de Farmácia e Terapêutica da SES/AM, já foi concluído com excelentes resultados nas unidades de saúde da capital. E a idéia é iniciar a mesma revisão, agora com todos os municípios. O novo formato e padronização do trabalho está sendo implantado gradativamente. E alguns municípios já foram convidados a participar. 

"Todas essas alterações e propostas para a utilização desse novo formato foram criadas por uma comissão que foi instituída com membros efetivos e composta por uma equipe multidisciplinar", a CFT da SES/AM, disse Erike. Que também lembrou que o processo de revisão da padronização das unidades de saúde sempre conta com a participação de um representante da mesma. O que torna a padronização mais efetiva.

A presidente do CRF-AM, Dra. Ednilza Guedes parabenizou o diretor por todas as iniciativas desenvolvidas em um período tão curto de gestão e pela preocupação com um órgão tão essencial para o bem estar da saúde da população. "O importante é saber que mesmo tendo muita coisa para ser melhorada o primeiro passo foi dado e que é possível perceber que o trabalho está sendo feito e em andamento, mas que é preciso ter paciência para chegar ao objetivo esperado, se tudo que foi apresentado tiver continuidade", enfatiza a presidente, colocando-se sempre à disposição do órgão, visando o benefício, tanto da categoria farmacêutica como da população.