CRF-AM realiza ação especial de fiscalização em 12 municípios do Amazonas

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) realizou no período de 27 de novembro a 15 de dezembro de 2017, uma ação especial de fiscalização em vários pontos do interior do Estado. As atividades aconteceram por rota fluvial e pela primeira vez contaram com a locação de um barco exclusivo para a sua realização.

Foram visitados os municípios de Amaturá, Anamã, Atalaia do  Norte, Benjamin Constant, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins, em um total de doze cidades. O objetivo da missão era fiscalizar, estabelecimentos públicos e privados para averiguar o cumprimento da Lei, 13.021/2014, de acordo com a resolução RDC ANVISA 302/2005 e Resolução CFF 648/2017 e 296/1996.

Os trabalhos  tiveram o apoio financeiro do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para a viabilização do aluguel do barco, que só aconteceu após a abertura de processo licitatório para a locação da embarcação. Foram fiscalizados 166 estabelecimentos e lavrados 102 Autos de Infração aos que estavam descumprindo a legislação vigente.

De acordo com o presidente do CRF-AM, Dr. Jardel Araújo da Silva, o resultado da ação tem um saldo altamente positivo pois o trabalho de fiscalização no interior do Estado tem uma logística mais difícil  e a eficácia das ações dos CRFs é cada vez mais cobrada pela sociedade, à medida em que valorização da profissão farmacêutica avança. “Nosso trabalho será pautado sempre pela valorização profissional e pela inovação em nossos projetos e ações e no que diz respeito a fiscalização, buscaremos modernizar as ações com novas ideias fortalecendo a relação entre farmacêutico e CRF e ampliando a luta pela valorização do profissional de farmácia e garantindo a assistência farmacêutica nos estabelecimentos de saúde”, disse o presidente.