CRF-AM realiza 381 visitas de fiscalização no interior do Amazonas

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) intensificando suas ações de fiscalização no interior, nos últimos seis meses, visitou ao todo 25 municípios dos 62 municípios do Amazonas. 

A fiscalização do exercício profissional do farmacêutico em todas as suas áreas de atuação é uma das principais atribuições do órgão, que mesmo com as peculiaridades do Estado, como o caso da locomoção, consegue exercer sua função.

Dentre as cidades que foram visitadas pela fiscalização, está Itacoatiara (distante 269 km de Manaus) que possui o maior número de estabelecimentos voltados para o setor farmacêutico. O município conta com 42 drogarias, uma farmácia hospitalar pública, três farmácias públicas, sete laboratórios de análises clínicas (entre públicos e privados) e dois postos de coletas.

Já no município de Ipixuna (distante 1.366,13 km da capital), onde residem 28.299 pessoas, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem apenas quatro drogarias e uma farmácia hospitalar pública.

Durante os seis meses, foram realizadas 381 visitas por meio da equipe de fiscalização do CRF-AM aos estabelecimentos para averiguar se a população de cada município estava sendo atendida por farmacêuticos profissionais e verificar outras denúncias.   

A fiscalização, além de orientar o profissional da Farmácia, autua os estabelecimentos que estão em funcionamento sem a presença do farmacêutico responsável técnico, encaminha os profissionais envolvidos em irregularidades para avaliação de sua conduta ética e quando identifica problemas, que não sejam de sua competência, encaminha para outras autoridades a fim de que sejam adotadas as providências cabíveis. Foram visitados os municípios de: Iranduba, Novo Airão, Manacapuru, Caapiranga, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Urucurituba, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Autazes, Borba, Careiro da Várzea, Careiro, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Guajará, Ipixuna, Tefé, Alvarães e Uarini.