CRF-AM participa da 466° Plenária do CFF e alinha estratégias para apoio e desenvolvimento de ações no regional

Representado pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), Dr. Jardel Araújo da Silva, o Amazonas esteve presente e atuante na 466° Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF).  Na ocasião, o CRF-AM participou dos anúncios feitos durante pauta especial pelo Ministério da Saúde, como a inclusão de novos códigos de cuidados e serviços farmacêuticos no SUS, no SIGTAP (Antiga tabela de procedimentos SIA/SUS), considerado um avanço para a atuação do profissional de farmácia na saúde pública, entre outros assuntos, como também viabilizou propostas e parcerias para a criação de projetos e ações para o desenvolvimento da profissão farmacêutica no Amazonas.

O presidente do CRF-AM se reuniu ainda com o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João e com lideranças de outros conselhos regionais para definição de estratégias e aproveitou o momento para selar apoio com o CFF para ampliação e fortalecimento da fiscalização no Amazonas. A reunião definiu a agenda do Programa Excelência Farmacêutica para o primeiro semestre de 2018 no Amazonas e viabilizou parcerias para realização do 1° Encontro de Empreendedorismo Farmacêutico do CRF-AM em 2018. “Nossa gestão terá como base a transparência de nosso trabalho com o foco na valorização da profissão de farmácia e da melhoria dos serviços de saúde da população. Buscaremos a união com entidades que representam a categoria para a estruturação de nossos serviços dentro do panorama da realidade local”, adianta Jardel Araújo.

Entre as parcerias firmadas pelo CRF-AM, está a realização do Programa "Oficinas de Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual”, executado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Academia Nacional de Farmácia, previsto para acontecer em Manaus, em outubro de 2018 e o apoio dos CRFs GO e RS, para modernização e desburocratização no CRF-AM. “Nosso objetivo maior é desempenhar políticas que unam e fortaleçam a categoria e nossa prioridade e criar alicerces e diferenciais que otimizem esse processo”, disse o presidente.

Consulta pública sobre exame de proficiência

O Amazonas representado por sua Conselheira Federal Suplente, Dra. Karla Lopes Elias, participou de uma ampla discussão sobre o ensino EAD para os cursos da área da saúde, em especial, o de Farmácia. O assunto foi colocado em debate durante Plenária do CFF para a realização de uma possível consulta pública para avaliar a opinião coletiva sobre a exigência do exame de proficiência para exercício da profissão farmacêutica e para obtenção de inscrição no CRF.  O texto será brevemente elaborado para o início das consultas. “Participei em substituição ao Conselheiro Federal Dr. Marcos Aurélio Silva da reunião no CFF, onde discutimos sobre o EAD (modelo Híbrido) e teste de proficiência e expusemos nossas ideias e sugestões, das quais, muitas comungam com as demais propostas. O CFF está montando ainda diversas estratégias políticas e judiciais para conter os absurdos da EAD e a tentativa de instituir a proficiência da melhor forma possível, inclusive buscando o apoio das outras profissões da área de saúde, onde iremos convocar estudantes e universidades públicas, ABEF e outras entidades para que nos ajudem a divulgar e participar dessa luta”, adianta a Conselheira.

#CrfAm2018  #Parcerias  #Trabalho  #Inovação  #SeuFarmacêutico  #FarmacêuticosDoAmazonas