CRF-AM firma parceria de ações conjuntas com Defensoria Pública   

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), junto com o Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas (SINFAR) e um grupo de profissionais de farmácia se reuniram nesta sexta-feira, (12), na Sede da Defensoria Pública do Estado para tratar de assuntos voltados para categoria e saúde pública.   
 
Entre os temas abordados estiveram: a convocação de concursados aprovados no concurso da SUSAM na capital e no  interior; o exercício ilegal da profissão por profissionais não qualificados em UBS  na dispensação de medicamentos e também em Laboratórios por emissão de laudos por técnicos; situação de desabastecimento de medicamentos na capital e no interior; descentralização de ações de assistência farmacêutica e medicamentos para o interior, para citar alguns.  Na ocasião, o CRF-AM firmou uma parceria para realizações de ações de fiscalizações conjuntas com outros Conselhos solicitadas pela própria Defensoria Pública.   

De acordo com a vice-presidente do CRF-AM, Dra. Luana Santana que esteve presente representando o órgão, a proposta é estabelecer uma política de aproximação com as entidades responsáveis e manter o  compromisso da autarquia de zelar pela saúde pública, assim como promover a valorização e importância do papel do farmacêutico para a sociedade. “Levamos ao conhecimento do Defensor Público Arlindo Gonçalves dos Santos, todas as outrasdemandas e denúncias que já tem sido realizadas e feitas aos órgãos competentes, tais como ministério público, conselhos estadual  e municipal de saúde,  secretarias estaduais e municipais e aproveitamos ainda para firmar uma parceria de fiscalizações conjuntas solicitadas pela própria defensoria, onde o CRF-AM  estará atuando em outras ações juntamente com outros Conselhos”, adianta a vice-presidente. Participou também da reunião, a assessora do CRF-AM, Dra. Mara Rúbia Hayden.