CRF-AM e COREN-AM continuam ações de fiscalização

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) realizou na manhã dessa sexta-feira, (12), no Parque das Nações, Zona Norte de Manaus, mais um dia de ação conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREN-AM). As ações tiveram início na quarta-feira (10).

As atividades que têm como objetivo garantir o cumprimento da lei 13.021 por meio da presença de farmacêuticos nas unidades de saúde pública e também o cumprimento da legislação sanitária vigente, contaram com a participação do presidente do CRF-AM, Dr. Jardel Silva, que pode verificar pessoalmente a precariedade e condições sanitárias das farmácias, além do descumprimento da legislação. “Fiquei muito preocupado com a situação dessas unidades, com a dispensação de medicamentos sem a presença do profissional farmacêutico, colocando em risco a saúde dos usuários pois encontramos, entre outras coisas, medicamentos mal acondicionados e vencidos nas prateleiras”, aponta o presidente, adiantando que a ideia é realizar  diversas atividades conjuntas que resultem em benefícios à saúde e bem estar da população.

Hoje, foram fiscalizadas as UBSs, S-02, S-03 e Nova Saúde da Família. Entre as irregularidades, foram encontradas Unidades sem registro, sem a presença do farmacêutico, medicamentos vencidos nas prateleiras, farmácia funcionando anexo com a cozinha, em condições insalubres, sem climatização ou controle de temperatura, medicamentos em armários de madeira, com a presença de mofo, entre outros.