CRF-AM e CFF apresentam demandas da Farmácia à subsecretária da Semsa

Representantes do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (12) com a subsecretária Municipal de Saúde, Adriana Elias.

O principal ponto da reunião foi avaliar participação dos farmacêuticos da rede no curso 'Cuidados Farmacêuticos no SUS', promovido pelo CFF em Manaus com o apoio do CRF-AM. O último módulo, de saúde mental, encerrou também nesta quinta-feira.

Ao longo de todo o curso, que iniciou ainda em 2017, 78 farmacêuticos participaram. Apesar da boa assiduidade na parte teórica, apenas seis conseguiram atingir os pontos necessários para a certificação na parte prática - um claro reflexo das condições estruturais e da defasagem de pessoal na rede municipal de saúde.

Bastante atenta e solícita aos pontos abordados pelos representantes do CRF-AM e do CFF, a subsecretária  afirmou que a gestão irá prestar todo o apoio institucional necessário para que os profissionais que cumpriram a carga horário do curso possam obter também a certificação prática.

Durante o encontro, a gestora apresentou ainda estratégias já planejadas pela Prefeitura de Manaus para solucionar os problemas. A principal delas  será a estruturação das novas unidades a serem inauguradas pela Prefeitura - há uma previsão de seis, segundo a subsecretária. Todas elas terão um espaço dedicado aos consultórios farmacêuticos. "Precisamos avançar em estrutura para atender a um serviço tão importante como a farmácia clínica. A farmácia não se faz só com o farmacêutico, mas com equipe, com estrutura", comentou a subsecretária.

Para o presidente do CRF-AM, Jardel Araújo da Silva, a reunião marca um ponto de partida para bons resultados no futuro. "O encontro foi muito produtivo, a subsecretária se mostrou muito receptiva no sentido de estar à disposição para apoiar não só o trabalho do conselho, mas a estruturação da farmácia clínica como algo importante para a saúde pública", avaliou.