Blog de webmaster

16
nov

Ação conjunta interdita oito drogarias clandestinas

Em dois dias de operação conjunta, a Vigilância Sanitária do Município (Visa Manaus) e o Conselho Regional de Farmácia interditaram oito drogarias localizadas nas zonas Norte, Leste e Oeste, por atuação clandestina e outras infrações sanitárias. Durante a ação, também foram apreendidos medicamentos de uso controlado, como anabolizantes, vendidos e aplicados ilegalmente.

 

Leia mais

15
nov

Confira os locais que estão participando do rastreamento de diabetes, em Manaus

Iniciou nesta quarta-feira, 14/11, maior rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus. A campanha, realizada pela @sdb_diabetes e @ConselhoFederaldeFarmacia, tem o objetivo de contribuir para a identificação dessas pessoas e o seu encaminhamento para diagnóstico e tratamento.

Confira os locais que estão participando, em Manaus:

> UBS José Figliuolo: Rua Rio Arino, s/n, Conj. Residencial Viver Melhor, no bairro Lagoa Azul;

> UBS Mansour Bulbol: Av. Des. João Machado, S/N - Alvorada;

> Drogaria Pinto's:  R. Campo Grande, 20, Redenção

Leia mais

15
nov

Inscrições para o Prêmio Jayme Torres de Farmácia 2018 são prorrogadas

As inscrições ao Prêmio Jayme Torres de Farmácia 2018 foram prorrogadas. O prazo terminaria hoje, dia 14, mas os interessados em participar terão até o dia 19, segunda-feira, para encaminhar seus trabalhos.

Leia mais

13
nov

Receitas médicas serão válidas em todo o território nacional

As receitas de medicamentos serão válidas em todo o território nacional, independentemente da Unidade da Federação em que forem emitidas. É o que determina a Lei nº 13.732, sancionada nesta sexta-feira (9) pelo presidente Michel Temer.

O texto sancionado altera a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que trata do Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos.

A medida entrará em vigor 90 dias após a sanção e será válida, inclusive, para os medicamentos que estiverem sujeitos ao controle sanitário especial.

Leia mais

11
nov

Abertas as pré-inscrições para o XI Curso de Verão em Farmacologia da UFPR

Estão abertas as pré-inscrições para o XI Curso de Verão em Farmacologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seguem até o dia 14 de novembro. O curso de verão será realizado entre os dias 21 a 25 de janeiro de 2019, no prédio da Farmacologia, Setor de Ciências Biológicas - UFPR Centro Politécnico, Curitiba - Paraná. 

Leia mais

10
nov

Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados

As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União.

Leia mais

09
nov

Sinfar-AM completa 77 anos buscando fortalecimento da categoria farmacêutica no Estado

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Amazonas (Sinfar/AM) completou esta semana 77 anos. Entre conquistas e desafios, a presidente da entidade sindical, Cecília Mota, a tônica do Sinfar/Am é a busca pelo fortalecimento da categoria no Estado.

Fundado nos anos 40 e reconhecido pela carta sindical datada de 07 de novembro de 1941, o Sinfar/AM é um dos sindicatos farmacêuticos mais antigos do País. Na época, foi criado por profissionais vislumbravam um mercado promissor e cheio de oportunidades.

Leia mais

08
nov

CRF-AM participa, em Brasília, de mobilização contra PL 9482

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) participou de uma mobilização no Congresso Nacional nesta terça e quarta-feira (6 e 7/11) de combate ao Projeto de Lei 9482/2018, que será discutido em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, Câmara dos Deputados, no próximo dia 27/11. 

O projeto, de autoria do deputado federal Ronaldo Martins (PRB/CE), quer fazer um acréscimo à lei 5991, de 1973, para permitir que supermercados e estabelecimentos similares vendam medicamentos que não exigem prescrição médica. 

Leia mais

08
nov

Automedicação é realizada por 79% dos brasileiros, diz pesquisa

Resultado de uma pesquisa realizada pelo ICTQ (Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade), em setembro deste ano, indica que 79% dos brasileiros com mais de 16 anos de idade têm o hábito de se automedicar. Entre pessoas de 25 a 34 anos, esse índice chega a 91%. “No Brasil, os medicamentos são o principal agente causador de intoxicação em seres humanos”, alerta o médico Luiz Monteiro, presidente da PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos).

Leia mais

Páginas